.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

O poder da música



A harmonia das notas musicais, a beleza dos sons e a cadência dos ritmos podem transformar a dinâmica escolar. Apostando nisso, a direção da E. E. Professor Francisco Brant trouxe para o ambiente de ensino as atividades da Orquestra Sinfônica Instituto Ad Libitum. O projeto nasceu em agosto deste ano, como fruto de uma parceria da escola com músicos profissionais que, em troca da utilização do espaço físico para a realização dos seus ensaios, se comprometeram a compartilhar conhecimentos e contribuir para a formação musical de alunos e membros da comunidade.

“Abraçamos a ideia da Orquestra como uma oportunidade de ampliar os horizontes dos nossos estudantes, trazendo para o convívio deles experiências capazes de aguçar a sensibilidade e despertar o interesse por um universo de produção artística com o qual eles não estão habituados”, explica Cacilda Sobreira, diretora da escola e integrante da Orquestra, onde toca clarineta.

Mesmo tratando-se de um projeto jovem, fruto de iniciativas ainda recentes, a incorporação da Orquestra Sinfônica ao ambiente escolar tem descortinado à E. E. Professor Francisco Brant uma série de possibilidades de experimentações artísticas, todas articuladas à proposta de formação musical.

“Atrelado ao desenvolvimento da Orquestra, já contamos com um Coral que enriquece o processo de musicalização dos seus participantes trabalhando vocalização, respiração, uso adequado do diafragma e projeção de voz, por exemplo. Também temos planos de ampliar estas vivências artísticas, aliando experimentações de dança, artes cênicas e declamação de poemas aos ensaios e apresentações da Orquestra”, revela a diretora Cacilda.

Além de fortalecer os laços com a comunidade, atraindo a população do entorno ao conhecimento e participação das atividades da escola, a Orquestra guarda em si benefícios didático-pedagógicos valiosos ao desenvolvimento dos alunos. O aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, a melhora da suas capacidades de concentração, disciplina e equilíbrio.

“Para a escola e seus estudantes, este tempo de contato com a música traz muita alegria e transforma realmente o ambiente, a convivência entre as pessoas. Para os músicos que dedicam uma parte do seu dia a transmitir seus conhecimentos, o maior benefício é a experiência gratificante de abrir novas oportunidades aos jovens”, destaca o Maestro Robson Dias, responsável pelas atividades da Orquestra.

Para David Abrão Pereira da Silva, professor de química da escola e membro da Orquestra, o trabalho musical que vem sendo desenvolvido acaba por facilitar o acesso da comunidade escolar “a um tipo de capital cultural que é diferente do capital acadêmico, oferecendo uma nova maneira de ver a realidade, trazendo novas formas de expressão e contribuindo para uma formação mais humana e sensível”. 

O estudante Guilherme Dutra Batista Ribeiro, que cursa o 3º ano do médio na modalidade educação especial, atesta os benefícios das notas musicais que, em acordes eruditos, agora percorrem os corredores e atravessam as janelas da escola. “Participar da Orquestra tocando flauta doce me deixa mais leve. Faz muito bem pra mim e para o meu futuro”, resume.







Um comentário:

  1. A arte musical, como expressão do indizível, é, na sociedade administrada, profundo esquecimento.
    Retomar seu real significado, principalmente na escola, é a mais autêntica possibilidade de sua beleza, posto que (parafraseando T.W.ADORNO) somos quase sempre remetidos á condição de não podermos ouvir o inaudito com os nosso próprios ouvidos, tocar com as nossas próprias mãos o intocado. Parabéns à Escola.Arlene

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!