Uma viagem pelos mais inusitados cantos do mundo. Foi este o convite feito pelas turmas do ensino médio noturno da E.E. Padre Camargos a todos que visitaram a Feira das Nações, realizada nas dependências da escola, nos dias 28 e 30 de outubro.
“Os trabalhos apresentados resultaram de um processo pedagógico interdisciplinar iniciado há dois meses, quando a direção da escola e seu corpo docente fizeram um sorteio de países entre os grupos do ensino médio. O desafio era que os alunos representassem cada país em suas particularidades, e esse trabalho só poderia ser realizado com muita pesquisa e empenho dos estudantes”, explicou Eleonora Duarte, professora de Língua Portuguesa e coordenadora o projeto.
Volta ao mundo
Embarcando na viagem programada pelos alunos da E.E. Padre Camargos, os visitantes da Feira das Nações puderam conhecer doze destinos: Brasil, França, Irã, Japão, EUA, Itália, Argentina, Alemanha, México, Espanha, países da África e Portugal. Divididas em duas fases, as exibições dos trabalhos consistiram na montagem de salas temáticas, realizadas no dia 28/10, e em apresentações de dança, marcadas para o dia 30.
“Os alunos foram maravilhosos, fizeram tudo com muito esmero. Entrar em cada uma das salas temáticas representava mergulhar na cultura de um país e ter contato com suas comidas e bebidas típicas, com objetos característicos daquela localidade, e obter informações sobre a história, as condições de desenvolvimento, economia, esportes, personalidades e curiosidades de cada lugar”, comentou Creusa Fernandes, diretora da escola.
A representação dos destinos turístico e fatos históricos de cada país foi enriquecida pelo trabalho do aluno Felipe Júnior dos Santos Lopes, do terceiro ano no ensino médio, que utilizando materiais recicláveis, construiu grandes réplicas da Caravela de Vera Cruz, barras de ouro e moedas, e de monumentos como a Torre de Pizza e a Torre de Belém.
No dia 30, a noite foi dedicada aos números de dança inspirados na musicalidade típica de cada região do mundo. Os estudantes pesquisaram coreografias, elaboraram figurinos, ensaiaram e se apresentaram rigorosamente caracterizados. As exibições foram avaliadas por uma banca de jurados composta, além da diretora da escola, pela vereadora Isabella Filaretti, de Contagem; Iara Silva Lúcio, supervisora pedagógica; Wilson Silva Gualberto, professor de dança; e Glaycilene Eller Mariano, inspetora escolar da SRE Metropolitana B.
Premiação
“Os grupos receberam notas sobre seus figurinos, coreografias, sobre a sincronia da dança e sobre a criatividade da apresentação”, revela a professora Eleonora Duarte. Ao final, as pontuações sobre os números de danças típicas serão somadas aos resultados avaliativos das salas temáticas, e os grupos classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão anunciados e premiados na terça-feira (3/11), respectivamente com um dia no clube, um rodízio em restaurante e uma sessão de cinema.
“As recompensas vão premiar aqueles que se destacaram, mas foi perceptível que cada grupo fez o seu melhor. E extrair o melhor desses alunos é muito importante e gratificante para nós”, completou a professora Rosana Matias, vice-diretora da escola.
A Feira das Nações já é um evento tradicional da E.E. Padre Camargos, reinventando-se a cada ano como culminância de uma proposta interdisciplinar mais extensa. “Os ganhos obtidos por meio deste trabalho são sempre importantes, e se revelam na aprendizagem, no empenho, na criatividade e na disciplina dos alunos, mas também no trabalho de equipe, nos sentimentos de colaboração e solidariedade. Neste ano, por exemplo, cada grupo foi responsável pela doação de uma caixa de leite, e o montante arrecadado será direcionado pela escola a uma instituição de caridade”, concluiu a diretora Creusa.
Que espetáculo...
ResponderExcluirPARABÉNS!
kkkk achei muito lindo msm meu primo felipe junio dos santos lopes kkk que orgulho
ResponderExcluir