.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

SRE capacita Comissões Organizadoras do Processo de Escolha de Diretores e Vice-diretores Escolares



No período de 4 a 10 de novembro, coordenadores e demais membros das Comissões Organizadoras do Processo de Escolha de Diretores e Vice-diretores da rede estadual de ensino estarão reunidos em capacitações promovidas pela SRE Metropolitana B. A proposta é que os participantes aproveitem os encontros para sanar dúvidas e estudar a Resolução SEE 2.795/2015, que regulamenta o processo.

Eliane M. Dias, servidora da Divisão de Gestão de Pessoal da SRE, esclarece que os trâmites relativos à escolha dos diretores e vice-diretores escolares tiveram início em 19/10, quando foi aberto o prazo para que os membros das Comissões fossem definidos e cadastrados por cada escola estadual.  “O processo se desenvolve de maneira democrática desde o seu início, tendo em vista que as próprias Comissões Organizadoras foram escolhidas por meio da realização de Assembleias nas instituições de ensino, com participação efetiva das comunidades escolares”, comenta.

Após as capacitações, as Comissões cuidarão da divulgação e do planejamento das próximas etapas do processo de escolha, estando a inscrição das chapas concorrentes definida para o período de 18 a 27/11, com a análise, deferimento ou indeferimento das mesmas até 1º de dezembro 2015.

Votação

“As votações para a escolha dos diretores e vices estão previstas para o dia 15 de dezembro, de 8h às 20h. A data foi definida em um dia útil e em horários que extrapolam o atendimento comercial justamente para facilitar a participação de todos os seguimentos da comunidade escolar”, salienta Sílvia Fernandes, membro da Divisão de Gestão de Pessoal (Digep).

De acordo com a Resolução 2.795, público votante no processo de escolha compõe-se pelos profissionais em exercício nas escolas e por membros da comunidade atendida, classificados de acordo com os seguintes critérios: alunos com idade igual ou superior a 14 anos; alunos com idade inferior 14 anos matriculados no ensino médio ou na educação profissional; pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos matriculados no ensino fundamental, ou por alunos com idade igual ou superior a 14 anos impossibilitados de votar.

“A gestão democrática nas escolas é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação. Quanto mais a família, estudantes e professores participam das atividades e decisões da escola, mais estreitos se tornam os laços entre esta e a comunidade, favorecendo a transparência e beneficiando os processos de aprendizagem”, conclui Léa Sílvia da Cunha Parreiras, supervisora de pessoal da SRE Metropolitana B.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!