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terça-feira, 21 de junho de 2016

O prazer de brincar ganha espaço na E.E. Amélia Josefina Keesen


Um dia dedicado ao deleite de brincar. Foi este o clima da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen em 10 de junho, com a realização da segunda edição da Feira de Jogos e Brincadeiras, coordenada pelo professor de Educação Física Everton Cândido Lourenço.

“O evento tem como um de seus principais objetivos a sistematização e o registro dos jogos, brincadeiras e brinquedos existentes na cultura humana, especialmente no Brasil, assim como as recriações e criações destes pelos estudantes aqui na escola. Também incentivamos o resgate de jogos e brincadeiras antigas que vêm se perdendo ao longo do tempo pela verticalização das cidades e o aumento da violência nos centros urbanos”, explica Simone Natália Marinho, diretora da escola.

Para enriquecer o trabalho proposto, Ronaldo Alves Santos Severiano, professor de Geografia, também estimulou os alunos das turmas de 8º ano a relacionarem o estudo do lazer à identificação de espaços que podem ser usados para a vivência deste tempo de descanso e prazer nas cidades.


Ao longo de todo o dia, os estudantes puderam conhecer, por intermédio de algumas oficinas, os jogos, brincadeiras e brinquedos apresentados pelos colegas. As turmas foram divididas em trios ou quartetos, e cada grupo ficou responsável pela apresentação de um jogo experimentado durante as aulas, demonstrando o conhecimento produzido nas aulas de Educação Física no bimestre anterior.

Para a próxima edição do evento, a diretora Simone adianta que a programação promete novidades. “A Feira deverá ocorrer novamente em 2018, de acordo com o planejamento das aulas de Educação Física da escola, e a mesma deverá incluir os jogos e brincadeiras indígenas. Vamos aguardar mais esta inovação”, comenta.







2 comentários:

  1. Conheço o trabalho desse professor e ele é realmente muito bom! Faz das aulas de Educação Física um espaço de apropriação da cultura corporal como eu vi poucos darem conta de fazer. Esse tem meu respeito!

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  2. Sem dúvida a aprendizagem dos alunos torna mais eficiente quando estes são protagonistas do próprio processo... E ao recriarem os instrumentos de jogos e brincadeiras, reproduzirem os espaços de lazer urbanos em maquetes, desenhos claramente percebi o saber adquirido.

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