Há muito que a educação física figura entre as disciplinas obrigatórias no currículo escolar. Não obstante, durante tempo considerável a mesma foi tida como uma disciplina de pouca relevância, conceito esse oriundo de um modelo de escola que ignorava a importância decisiva da prática esportiva enquanto instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral do sujeito, auxiliando-o no desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comunicativas. O esporte, enquanto instrumento pedagógico, se configura como um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, razão pela qual precisa se integrar às finalidades gerais da educação, sem que lhe seja atribuída importância inferior aos conteúdos de matemática, língua portuguesa e afins.
Não obstante, se a educação física passou por uma fase de descrédito no âmbito escolar, tal realidade tem se transformado de maneira notória, o que se percebe, sobretudo, durante o ano no qual todo o mundo está voltado para um dos maiores eventos esportivos do mundo: os Jogos da XXXI Olimpíada, comumente mencionados como Rio 2016. E as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, conectadas que são com a realidade que as cerca e cientes da importância de um evento dessa grandeza, não estão ficando de fora, o que se evidencia pelo belo trabalho realizado pelas escolas Conselheiro Afonso Pena e Nair Mendes Moreira, dos municípios de Betim e Contagem, respectivamente.
Entre 30/04 e 05/07, a centenária E. E. Conselheiro Afonso Pena envolveu todos os alunos do turno matutino nos Jogos Internos 2016, que teve por finalidade a promoção de um conjunto de atividades esportivas de caráter formativo/educativo, conforme explica o Prof. Alexandre Mendes, diretor da escola. “O propósito deste projeto foi trazer a realidade das Olimpíadas aos alunos de nossa escola, através de atividades teóricas e esportivas. Vimos nos Jogos Internos a possibilidade de trabalhar o esporte com vistas a resultados mais efetivos, como estímulo ao senso de responsabilidade, ao desenvolvimento da personalidade e do intelecto, bem como à prática de esportes não como mero entretenimento, mas como condição fundamental para a qualidade de vida.”
A Profa. Marcilene Canabrava Araújo, responsável pela elaboração do projeto, considerou o caráter social do mesmo. “A prática de esportes proporciona aos discentes o desenvolvimento de habilidades e a expressão do potencial de cada um. Ela promove a inclusão social tanto por criar um ciclo de amizades como por demandar o encontro entre vários povos, no caso de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Mais para além disso, a natureza includente do esporte está também no fato de o mesmo vir se tornado cada vez mais profissionalizado. Como professores que somos, acreditamos firmemente que de um simples evento esportivo em nossa escola hão de brotar grandes talentos.” Já a Profa. Cíntia Duarte vibra com o benefício que o evento traz aos discentes no âmbito da disciplina por ela ministrada. “A realização dos Jogos Internos permite aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridas nas aulas de educação física, além, claro, de estimular as práticas esportivas, educando para o respeito ao adversário e para saber ganhar e perder; agregando valores humanos à prática de atividades físicas, cultivando os princípios básicos de participação, autonomia, respeito, honestidade e organização.”
Com semelhantes objetivos e também de forma interdisciplinar, a sexagenária E. E. Nair Mendes Moreira promoveu, entre 12 e 15/07, as Olimpíadas de Esportes, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em diferentes modalidades desportivas. O objetivo: proporcionar aos discentes um conhecimento dos esportes para além das modalidades mais populares, elevando sua compreensão e interesse sobre o mundo esportivo.
A Profa. Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da escola, ressaltou o caráter pedagógico da atividade. “A proposta visa utilizar a prática esportiva como instrumento para a formação da personalidade e socialização do aluno, com fins exclusivamente educativos, proporcionando, assim, uma visão da competição como uma ferramenta, e não um fim, garantindo o aspecto pedagógico.” Segundo a diretora, vários alunos que antes não se interessavam por participar ativamente das aulas de Educação Física demonstraram, após os trabalhos, interesse em participar de outras modalidades que nunca presenciaram na escola. “A motivação dos alunos nos esportes aumentou consideravelmente”, afirma ela.
A ação foi proposta pelo Prof. Thiago Rodrigues Silva, responsável pela disciplina de Educação Física, sendo organizado por esse junto do Prof. Arissom Flávio Ramos Ribeiro, que está à frente da vice-direção da escola. Todavia, toda a comunidade escolar esteve envolvida na execução do projeto. Os pais dos discentes foram convidados a participarem da maratona em torno da escola, participando também do mutirão para pintura do piso da quadra. Os alunos, por sua vez, participaram no mutirão de pintura das paredes da quadra, elaboração de desenhos, grafites, medição das quadras, trabalhos pedagógicos sobre a Olimpíada, danças, teatro etc.
Interdisciplinaridade
Para os Jogos Internos da E. E. Conselheiro Afonso Pena, cada turma foi subdividida em grupos, ficando os grupos de cada sala incumbidos do desenvolvimento de trabalho relacionado aos aspectos históricos, culturais e curiosidades sobre as Olimpíadas, sempre sob a orientação das professoras Marcilene e Cíntia. Os temas propostos foram: i) história das Olimpíadas até a 1º Guerra Mundial, ii) história das Olimpíadas posterior à 1º Guerra Mundial, iii) mascotes e Símbolo Olímpico, iv) modalidades, v) cidades sede, vi) publicidade e vii) curiosidades sobre o brasileiro nas Olimpíadas.No que tange à Olimpíada de Esportes, promovida pela E. E. Nair Mendes Moreira, as disciplinas Português, Geografia e História desenvolveram redações, debates, pesquisas de países que sediaram as Olimpíadas, assim como a linha de tempo dos Jogos Olímpicos. Já as áreas de Matemática, Física, Química e Biologia desenvolveram estudos sobre alimentação dos atletas, medição cardíaca, gráficos de resultados avaliativos e outras pesquisas. Já as disciplinas Educação Física, Filosofia, Espanhol, Educação Religiosa, Sociologia e Inglês se envolveram na apresentação dos esportes, realizando pesquisas das bandeiras, culturas e comidas típicas de cada sede, além de informações sobre a população local. Todos os trabalhos foram realizados pelos discentes sob orientação dos professores.
Abertura e modalidades
Na E. E. Conselheiro Afonso Pena, cada equipe apresentou-se para o desfile de abertura dos Jogos Internos com dez integrantes uniformizados, ao que se sucedeu a execução do Hino Nacional, o hasteamento das bandeiras e o juramento do atleta. Foram disputadas as seguintes modalidades: futsal masculino e feminino, voleibol misto, tênis de mesa e xadrez.Já na E. E. Nair Mendes Moreira, a jovem Stephani Brito Cavaca, aluna do 9ª Ano, brindou a Olimpíada de Esportes com uma dança com fitas acrobáticas durante a abertura do evento, durante a qual houve ainda apresentação das equipes, quando cada uma abusou da criatividade com danças, gritos de guerra, poesia e fanfarra. As modalidades desenvolvidas foram: atletismo, corrida com revezamento 4x4, ginástica rítmica, tênis de mesa, totó, volley 4x4, maratona, saltos com barreira, corrida 50 metros rasos, dentre outros. Os alunos da Educação Integral também participaram dos esportes, praticando salto de obstáculos e corridas.
Fotos da E. E. Nair Mendes Moreira de Contagem/MG
Fotos E. E. Concelheiro Afonso Pena de Betim/MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!