Escolas estaduais de Minas Gerais criaram formas criativas para auxiliar na preparação de seus estudantes e melhorar o desempenho deles no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que serão aplicadas em 6 e 7 de novembro próximo. É o caso da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte. Desde 2010, a escola oferece oficinas para estudantes do Ensino Médio e Fundamental, tendo como foco temas da atualidade e produção de texto. “Trata-se de área de conhecimento e redação que são divisores de águas”, reconhece a diretora da escola, Cristiane Michelle Justi.
As aulas acontecem em dois horários com cada professor, funcionando no contraturno. As redações são cronometradas “como forma de os alunos se adequarem ao tempo exigido nas provas oficiais”, explica a diretora. A ideia, segundo Cristiane, é também promover aulões conjugando conteúdos curriculares, como, por exemplo, “história e química na segunda guerra mundial”.
São realizados também ciclos de palestras. “No ano passado, a palestra ‘Arte da mudança’ dizia respeito às mudanças que o aluno encontra ao mudar da Educação Básica para o Ensino Fundamental. Hoje, percebemos certa apatia dos jovens na hora de escolher qual carreira seguir, e podemos trabalhar isso. Convidamos psicólogos que orientam sobre a escolha de carreira”, diz Cristiane. Na semana do Enem, há também práticas de relaxamento, distribuição de kit Enem, que inclui barras de cereais.
Nessas ações, a escola prioriza, segundo a diretora, os alunos do 3º ano, mas acolhe os estudantes dos 1º e 2º anos que manifestam a intenção de concluir o Ensino Médio e prestar os exames do ENEM, “para que possam familiarizar com as provas”. A escola atende atualmente 698 alunos do 6º ao 3º anos.
Novo horário
A criação de um sexto horário, de segunda a sexta-feira, alternando conteúdos, foi proposta encampada por alunos e professores da Escola Estadual Israel Pinheiro, de Governador Valadares. De acordo com a vice-diretora Sâmia Calek, “esta é uma prática da escola, de forma intensiva no 3º ano. Mas não é exclusividade para o Enem, na verdade todos nossos projetos têm preparativos como, por exemplo, a Educação Integral e a Aceleração da Escolaridade”, explica. A escola tem 1800 alunos e atende ao Ensino Fundamental e Médio.Em Montes Claros, a Escola Estadual Normal Professor Plínio Ribeiro firmou parcerias com a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) para capacitação de professores de Matemática, Língua Português, Geografia e História. Auxiliados por alunos da instituição de ensino superior, educadores oferecem reforços e aulas adicionais no contraturno. A escola conta 2.400 alunos, nos turnos da manhã e tarde.
A parceria entre a Escola Estadual Celso Machado, no bairro Milionários, em Belo Horizonte, com o Educafro Minas (entidade que oferece pré-vestibular comunitário) permitiu que 70 alunos da própria escola e de unidades de ensino vizinhas participem de aulas preparatórias para o ENEM. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, de 19 às 21 horas, com professores voluntários, alternando os conteúdos pedagógicos. Uma vez por mês, acontecem os aulões, reunindo dois conteúdos de cada vez, conforme a disponibilidade dos professores. Nesses dias participam também alunos do turno da noite. A Escola Celso Machado tem matriculados 2.130 alunos e oferece as modalidades de Ensino Fundamental, anos finais, Ensino Médio e educação Jovens Adultos (EJA), explica Iara Aparecida Silva, funcionária administrativa auxiliar na organização do projeto.
Confira como serão as provas do Enem:
5 de novembro de 2016 (sábado)- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.
6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.
Nos dias de prova
Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança serão realizados. As provas têm início às 13h30.
Fonte: MEC
___________
Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEE/MG
Imagem capa: www.enem2016.com
Fotos: E. E. Celso Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!