.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 28 de março de 2018

E.E. Newton Amaral promove formação de representantes de turma


No dia 21/03/2018, a Escola Estadual Newton Amaral deu início à formação dos representantes de turma com o objetivo de contribuir para que eles desempenhem, com eficácia, a sua liderança junto à turma que representam. Ademais, a formação pretende-se oportunidade para desenvolvimento das competências de liderança com vista a formar, mais que líderes de turma, agentes de transformação de si mesmos, da sociedade, da organização e da Educação como um todo.

Segundo a professora referência do projeto, Cássia Rezende Diniz, a escola não deseja somente eleger lideres/representantes de turma. “Buscamos ir muito além, criando espaços propícios ao despertar, nos alunos representantes, as competências para que desempenhem o papel de liderança, bem como a habilidade comunicativa e a empatia com os problemas do entorno”.

Para dar início ao projeto, as professoras Adriana Lisboa e Cássia Diniz trabalharam em todas as turmas o ideal papel do líder em nossa sociedade e, consequentemente, no contexto da escola. Em 2018, o enfoque dado será a atuação dos líderes como agentes transformadores. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de estimular os alunos a observarem os problemas da escola em que atuam e, de forma colaborativa, pensarem soluções para tais problemas.


No primeiro encontro com os alunos, os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer os colegas eleitos nas demais turmas, e, com o apoio da pedagoga Rejane Alzamora, fizeram uma dinâmica de grupo pautada na discussão do papel do representante de turma na escola e na necessária participação de todos para a otimização das atividades no contexto da instituição de ensino. Em seguida, organizados em equipes, os discentes foram convidados a pensar, em conjunto, alternativas para a aproximação da família das atividades realizadas nas escolas.
__________
Texto e foto: E.E. Newton Amaral





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!