.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Projeto CGE Presente fecha o ciclo de visitas em escolas estaduais de Mateus Leme

Visita na Escola Estadual Domingos Justino. Foto: Divulgação CGE 

A Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes e a Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, receberam, na última semana, a visita da equipe do Programa CGE Presente. Os encontros marcaram o encerrando o primeiro ciclo do projeto. O objetivo da iniciativa da Controladoria-Geral do Estado foi conhecer melhor as escolas da rede, contribuir na melhoria e aperfeiçoamento dos processos e fluxos, além de divulgar as boas práticas de gestão.

Os auditores apresentaram para a direção das escolas alguns resultados decorrentes da parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A criação da aba “Caixa Escolar”, no site da SEE, contendo aspectos da gestão financeira e administrativa foi um deles. “Verificamos muitos pontos positivos na gestão das escolas. O cardápio da merenda do mês e da semana afixado no mural, o cultivo de horta e a especificação detalhada dos itens no edital de compras dos gêneros alimentícios, promovendo a aquisição de produtos de boa qualidade são alguns deles”, disse Dandara Bispo Pimenta, uma das auditoras responsáveis pelo projeto.

A equipe do projeto também apontou outras boas práticas que deveriam ser destacadas como, por exemplo, a divulgação do demonstrativo financeiro de 2018, os termos de compromissos vigentes e a situação da caixa escolar perante a SEE. “É gratificante fazer um trabalho que possibilite uma maior interação com pessoas comprometidas e capazes de transformar a realidade da educação em nosso Estado”, afirma o auditor Carlos Humberto Ornelas Oliveira.

Visitas em outras escolas

Nos meses de maio e junho, a equipe de auditores do Projeto CGE Presente visitou quatro escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em maio, a equipe esteve em duas escolas de Contagem e, nas primeiras semanas de julho, os membros do projeto estiveram em Pedro Leopoldo. Em Contagem, a equipe esteve presente na Escola Estadual Juventina Pinto Brandão e, também, na Escola Estadual Francisco Firmo de Matos. Em Pedro Leopoldo, as unidades visitadas formam Escola Estadual Imaculada Conceição e Escola Estadual São José. As escolas foram definidas por meio de sorteio transmitido, ao vivo, nas redes sociais da CGE.

Projeto CGE Presente

O Projeto CGE Presente é uma iniciativa que visa a atuação contínua da Controladoria-Geral do Estado em áreas de especial importância para a sociedade: educação, saúde, segurança pública e assistência social. A ideia do projeto é promover a aproximação entre auditores da CGE e gestores das áreas alvo de modo a aliar o conhecimento técnico à realidade das unidades administrativas. Por meio da parceria, a CGE contribui para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos das unidades administrativas, gerando economicidade, eficiência e transparência, além de promover a disseminação de conhecimento e boas práticas de gestão.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Com informações CGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!