.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Estudantes da rede estadual mineira vão representar o Brasil em feira internacional de empreendedorismo

Os três alunos selecionados por meio de uma prova de inglês para viajar à República Dominicana e representar o Brasil na feira internacional de que reúne as 20 melhores miniempresas da América Latina. Foto: Arquivo Pessoal

A ideia de criar canudos ecológicos para substituir aqueles feitos de plástico foi muito além do que os 23 estudantes da Escola Estadual Mauricio Murgel, em Belo Horizonte, imaginavam: a miniempresa criada por eles foi uma das duas selecionadas para viajar à República Dominicana e representar o Brasil na 11ª Company Of the Year Competition (COY) 2019. A feira internacional organizada pela Junior Achievement vai reunir as 20 melhores miniempresas das Américas, nos dias 25 e 26 de novembro.

Dos 23 membros da equipe, três foram selecionados por meio de uma prova de inglês, idioma essencial para viajar e apresentar a Econudos no evento internacional. Gabriel Brian, Gabriela Pereira e Ana Luzia Oliveira, todos do 2º ano do ensino médio, serão os responsáveis por divulgar os objetivos e ideais da miniempresa ao criar o canudo sustentável feito de bambu com fibras naturais resistentes a bactérias. A outra equipe que irá representar o Brasil estuda em uma escola privada no Rio Grande do Sul.

“Até agora não consigo acreditar que fui selecionada para representar a Econudos. Estou muito feliz por a Econudos ter chegado tão longe, isso era inimaginável, e mostra que fizemos da maneira certa e que nossos esforços foram reconhecidos. Sem dúvidas é uma das maiores responsabilidades da minha vida e vou fazer de tudo para cumpri-la com sucesso, e vou levar toda a equipe Econudos comigo, no coração”, disse a estudante Ana Flávia.

Os canudos ecológicos criados pela equipe Econudos são feitos de bambu com fibras resistentes a bactérias. Foto: Divulgação Econudos

A diretora da Maurício Murgel, Sônia Marinho, está orgulhosa da conquista dos alunos. “Toda a escola está admirada com a dedicação e empenho da equipe Econudos, que estudou e trabalhou muito, e ainda no contraturno de suas aulas, para levar a sério a ideia de sustentabilidade. É um grande mérito deles e também algo que eles vão levar para vida toda. Além de mostrarem ao Brasil e às Américas que escola pública é capaz de estar em grandes competições como essa”, disse a diretora.

Prêmios

As boas surpresas começaram a chegar na formatura do Miniempresa , programa da Junior Achievement que estimula e orienta o empreendedorismo em escolas públicas e privadas. Na conclusão do projeto, os jovens empreendedores levaram para casa quatro dos sete prêmios distribuídos: Top Inovação, Top Socioambiental, Miniempresa Destaque e Desafio Nexa.

Sobre o Programa Miniempresa

Neste ano, o programa contou com a participação de 280 alunos de 10 instituições de ensino de Belo Horizonte, sendo cinco escolas da rede estadual: E.E Santos Dumont, E.E Caetano Azeredo, E.E Professor Morais, E.E Deputado Ilacir Pereira Lima, além da E.E Maurício Murgel.

O Miniempresa, desenvolvido com estudantes de ensino médio, tem o objetivo de proporcionar uma experiência prática em negócios através da organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e participam de todas as etapas de produção. Os encontros foram semanais, no contraturno escolar, em uma jornada de 15 semanas.

A Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos e desenvolve o programa Miniempresas com escolas de Minas Gerais desde 2003.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!