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quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gestão Escolar para a Equidade



No próximo sábado, 14/11, a Escola Estadual Nair Mendes Moreira reunirá a comunidade escolar em torno das práticas de culminância da iniciativa ‘Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra’. Os alunos realizarão atividades culturais e haverá apresentações artísticas elaboradas por estudantes moradores da comunidade dos Arturos, que mantém sua cultura e religiosidade preservadas através dos Congados.

Promovido com apoio do Unibanco, o projeto consiste na realização de atividades pedagógicas, culturais e formativas voltadas à superação das desigualdades entre afrodescendentes e demais membros da comunidade escolar.

“Nos inscrevemos no projeto com o objetivo de promover a equidade de acesso ao conhecimento, valorizando, ao mesmo tempo, a história  e a cultura afro-brasileira”, explica Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da escola.

Em atendimento ao programa, ao longo do ano foram realizadas atividades de tutoria e monitoria, concebidas para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressaram no ensino médio com dificuldades específicas em língua portuguesa e matemática. Também se desenvolveram encontros formativos, com o intuito de ampliar as possibilidades de aplicação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio.

Para além da busca pela igualdade de oportunidades e pelo fim do preconceito racial, os professores da escola envolvidos no desenvolvimento do projeto relatam esperar desta experiência o assentamento de bases para a construção de uma escola ainda mais inclusiva,  não apenas no sentido de atender à demanda de vagas, mas de acolher como legítimas as diversas manifestações culturais de seus alunos.

A proposta inscrita para a iniciativa do Unibanco foi elaborada pelos professores Rodrigo de Almeida Jorge, que leciona Física, e Thatiana Vasconcelos Barcelos, que leciona Espanhol.  “A ideia é que os trabalhos desenvolvidos alcancem tamanha abrangência que consigam sensibilizar a comunidade escolar contra o racismo, a discriminação e o preconceito”, explica Gizele Miranda Silva, professora de Português que faz parte da equipe de elaboração do projeto, ao lado dos professores Patrícia Costa Mendes de Barros, que também leciona português, e Arisson Flávio, vice-diretor.

Projeto

O projeto ‘Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra’ é uma iniciativa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar resultados educacionais dos jovens negros.







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